Como remover cheiro e manchas de pote plástico


4 soluções caseiras que funcionam mesmo

Remover cheiro e manchas do pote plástico é uma necessidade de muita gente. Afinal, um pote plástico sem manchas e sem cheiro é quase tão raro quanto um pote com tampa. Não é mesmo? “É natural que aconteça devido ao uso frequente e a concentração de corantes dos alimentos”, diz Cláudio Ponticelli, gerente industrial da Plasvale, empresas de utilidades domésticas.

O gerente não se refere apenas aos corantes artificiais, há alimentos como o molho de tomate, o curry ou mesmo um mamão ou brócolis que têm pigmentos naturais.

Quando os alimentos são aquecidos o corante penetra ainda mais no produto e aí fica com as manchas e aquele cheiro desagradável.

Para resolver Ponticelli dá 4 soluções caseiras que realmente funcionam:

1. Bicarbonato de sódio
Um mistura de água com bicarbonato de sódio é suficiente para tirar o cheiro. Se a intenção é se livrar das manchas, misture água no bicarbonato até virar uma pasta, aplique sobre as manchas e deixe agir por cerca de 15 min. Lave normalmente.

2. Limão e água
O limão também tira cheiro, corte rodelas e coloque no microondas por dois minutos. Para manchas corte o limão ao meio e passe nas extremidades do recipiente, onde as manchas estão visíveis. Lave com água e sabão na sequência.


3. Lave imediatamente
Guardou uma fruta ou alguma comida bem pigmentada? Quanto maior o tempo esse alimento ficar em contato com o pote mais difícil vai ser remover as manchas. Procure sempre lavar o quanto antes.

4. Água sanitária
Deixe os potes plásticos de molho por 30 minutos em um litro de água com meia xícara de água sanitária. Depois desse tempo é só lavar normalmente.

Gostou das dicas? Para maior durabilidade dos seus potes procure evitar o aquecimento dos alimentos no próprio recipiente, prefira colocar em um prato.

E saiba que o desgaste é natural e esperado “Com o passar do tempo, a superfície do plástico vai perdendo a sua resistência inicial, devido o contato com abrasivos (esponjas) e outras substâncias. Desta forma, a remoção das manchas consequentemente fica mais difícil.

O ideal é manter os produtos sempre limpos e acondicionados de forma adequada, garantindo uma vida útil maior”, indica Cláudio Ponticelli.

CONFIRA TAMBÉM: