14 coisas da sua casa que ficam nojentas se você não limpar toda semana


A pia da sua cozinha tem MIL vezes mais bactérias do que a sua privada.

Olha, eu sei — faxinar é um saco. Mas depois de conversar com uma especialista em germes sobre as áreas mais sujas da casa, estou mandando ver na limpeza e NUNCA MAIS vou reclamar disso.
Eu falei recentemente com Kelly Reynolds, professora de saúde ambiental na Universidade do Arizona, e ela me passou um resumo dos itens domésticos mais sujos e com que frequência eles devem ser limpos. Preparem-se.
Nickelodeon
Eu falei recentemente com Kelly Reynolds, professora de saúde ambiental na Universidade do Arizona, e ela me passou um resumo dos itens domésticos mais sujos e com que frequência eles devem ser limpos. Preparem-se.

1. Pia da cozinha: todos os dias.

Pasme: a pia da sua cozinha tem mil vezes mais bactérias e germes do que sua privada. Reynolds diz que é importante prestar atenção à sua pia porque a maioria dos produtos que limpamos lá entrou em contato com fezes e pesticidas (é por isso que é importante lavar frutas e verduras antes de consumi-los!). E, é claro, você também usa a pia para lavar pratos, por isso ela deve estar limpinha sempre. Para garantir uma pia limpa, você deve desinfetá-la diariamente.Como limpar: Com desinfetante. “Se você está limpando com apenas uma esponja sem qualquer tipo de desinfetante, está na verdade espalhando bactérias de um lugar para outro”.

Pasme: a pia da sua cozinha tem mil vezes mais bactérias e germes do que sua privada. Reynolds diz que é importante prestar atenção à sua pia porque a maioria dos produtos que limpamos lá entrou em contato com fezes e pesticidas (é por isso que é importante lavar frutas e verduras antes de consumi-los!). E, é claro, você também usa a pia para lavar pratos, por isso ela deve estar limpinha sempre. Para garantir uma pia limpa, você deve desinfetá-la diariamente.

Como limpar: Com desinfetante. “Se você está limpando com apenas uma esponja sem qualquer tipo de desinfetante, está na verdade espalhando bactérias de um lugar para outro”.

2. Balcões da cozinha: todos os dias.

Assim como a sua pia, seus balcões entram em contato com muitos germes e devem ser limpos depois de tocados pelos alimentos. Como limpar: como regra geral, limpe os balcões da cozinha com um produto desinfetante depois de cozinhar. Então, se você faz o café da manhã, o almoço e o jantar, deve limpar o balcão três vezes ao dia.
Wavebreak / Getty Images
Assim como a sua pia, seus balcões entram em contato com muitos germes e devem ser limpos depois de tocados pelos alimentos.

Como limpar: como regra geral, limpe os balcões da cozinha com um produto desinfetante depois de cozinhar. Então, se você faz o café da manhã, o almoço e o jantar, deve limpar o balcão três vezes ao dia.

3. Geladeira: uma vez por semana.

As geladeiras armazenam muitos alimentos crus, bem como sobras de comida (às vezes por vários dias). Para evitar que as bactérias se espalhem para outros alimentos, mantenha as carnes cruas em recipientes selados e fique de olho nas sobras. Qualquer derramamento deve ser limpo imediatamente, mas, além disso, Reynolds diz que é bom limpar a geladeira semanalmente. Como limpar: limpe as prateleiras/gavetas com desinfetante e dê aquela conferida uma vez por semana para ver se não tem alimentos estragados. Se tiver, jogue fora sem dó nem piedade.
Yinyang / Getty Images
As geladeiras armazenam muitos alimentos crus, bem como sobras de comida (às vezes por vários dias). Para evitar que as bactérias se espalhem para outros alimentos, mantenha as carnes cruas em recipientes selados e fique de olho nas sobras. Qualquer derramamento deve ser limpo imediatamente, mas, além disso, Reynolds diz que é bom limpar a geladeira semanalmente.

Como limpar: limpe as prateleiras/gavetas com desinfetante e dê aquela conferida uma vez por semana para ver se não tem alimentos estragados. Se tiver, jogue fora sem dó nem piedade.

4. Pisos: uma vez por semana.

Mofo, fezes e pesticidas se prendem a partículas de poeira, de modo que a poeira que você vê em sua casa contém mais germes do que imagina. Além disso, os ácaros domésticos prosperam em carpetes. As pessoas que sofrem de asma ou de fortes alergias podem ser alérgicas às fezes do inseto (eu sei, não recomendo pesquisar uma foto no Google), por isso é importante prestar atenção às almofadas do sofá e aos cobertores. Como limpar: varra e esfregue pisos de madeira e azulejos semanalmente, e aspire carpetes, tapetes e almofadas.
Voyagerix / Getty Images
Mofo, fezes e pesticidas se prendem a partículas de poeira, de modo que a poeira que você vê em sua casa contém mais germes do que imagina. Além disso, os ácaros domésticos prosperam em carpetes. As pessoas que sofrem de asma ou de fortes alergias podem ser alérgicas às fezes do inseto (eu sei, não recomendo pesquisar uma foto no Google), por isso é importante prestar atenção às almofadas do sofá e aos cobertores.

Como limpar: varra e esfregue pisos de madeira e azulejos semanalmente, e aspire carpetes, tapetes e almofadas.

5. Toalhas de banho: a cada três usos — então, pelo menos uma ou duas vezes por semana.

As bactérias prosperam em temperaturas quentes, água e oxigênio… todas as características de uma toalha depois de usada. Quanto mais você espera para lavá-la, mais bactérias e germes se acumulam. “A chave é o período de secagem”, diz Reynolds. “Se ela ainda estiver molhada na próxima vez que você usá-la, isso é um sinal claro de que ainda há bactérias prosperando”.Como limpar: você deve secar completamente sua toalha após cada uso e lavá-la após alguns usos em água quente. Reynolds diz para pendurar sua toalha sob luz solar direta para garantir uma secagem mais rápida.
Patapeenanoi1982 / Getty Images
As bactérias prosperam em temperaturas quentes, água e oxigênio… todas as características de uma toalha depois de usada. Quanto mais você espera para lavá-la, mais bactérias e germes se acumulam. “A chave é o período de secagem”, diz Reynolds. “Se ela ainda estiver molhada na próxima vez que você usá-la, isso é um sinal claro de que ainda há bactérias prosperando”.

Como limpar: você deve secar completamente sua toalha após cada uso e lavá-la após alguns usos em água quente. Reynolds diz para pendurar sua toalha sob luz solar direta para garantir uma secagem mais rápida.

6. Toalhas de rosto do banheiro: a cada dois dias.

Nós já sabemos que as bactérias adoram uma boa toalha úmida. E as toalhas de rosto também veem muita ação, especialmente em famílias maiores ou se você divide apartamento. Enquanto as toalhas de banho são bastante pessoais, as toalhas de rosto são usadas por quem usa o banheiro, por isso é bom ter consciência de quantas pessoas entram em contato com elas.Como limpar: lave em água quente com outras toalhas de banho.
Leeddong / Getty Images
Nós já sabemos que as bactérias adoram uma boa toalha úmida. E as toalhas de rosto também veem muita ação, especialmente em famílias maiores ou se você divide apartamento. Enquanto as toalhas de banho são bastante pessoais, as toalhas de rosto são usadas por quem usa o banheiro, por isso é bom ter consciência de quantas pessoas entram em contato com elas.

Como limpar: lave em água quente com outras toalhas de banho.

7. Privada: uma vez por semana.

Isso parece bastante óbvio, mas limpe sua privada com frequência. “Aquele biofilme que se desenvolve no vaso sanitário é uma forma de fungo ao qual as pessoas são alérgicas. E ao dar descarga, essas partículas podem ser lançadas a quase 2 metros em todas as direções”, diz Reynolds. Como limpar: limpe o assento e o vaso com um desinfetante toda semana.
Tifonimages / Getty Images
Isso parece bastante óbvio, mas limpe sua privada com frequência. “Aquele biofilme que se desenvolve no vaso sanitário é uma forma de fungo ao qual as pessoas são alérgicas. E ao dar descarga, essas partículas podem ser lançadas a quase 2 metros em todas as direções”, diz Reynolds.

Como limpar: limpe o assento e o vaso com um desinfetante toda semana.


8. Tapetes de banheiro: uma vez por semana.

Reynolds diz que um estudo realizado pela Universidade do Arizona descobriu que 36 de 38 casas testaram positivo para o SARM, uma cepa resistente à meticilina que é difícil de tratar. E onde na casa essa bactéria foi encontrada? Nos tapetes de banheiro. Apesar das nossas mãos não tocá-los com frequência, nossos pés podem agitar essas bactérias e espalhá-las pela casa. Preciso dizer mais?Como limpar: você deve lavar os tapetes de banheiro em água quente, semanalmente.

Reynolds diz que um estudo realizado pela Universidade do Arizona descobriu que 36 de 38 casas testaram positivo para o SARM, uma cepa resistente à meticilina que é difícil de tratar. E onde na casa essa bactéria foi encontrada? Nos tapetes de banheiro. Apesar das nossas mãos não tocá-los com frequência, nossos pés podem agitar essas bactérias e espalhá-las pela casa. Preciso dizer mais?

Como limpar: você deve lavar os tapetes de banheiro em água quente, semanalmente.

9. Lençóis: uma vez por semana.

Os lençóis acumulam muita sujeira em apenas uma semana. Pense em todo o suor, óleos e fluidos corporais que infiltram nas fibras dos seus lençóis, para não mencionar os ácaros que adoram fazer a festa nas células mortas da pele que o seu corpo deixa para trás. Reynolds diz que é importante lavá-los semanalmente, especialmente se você sofre de acne ou asma. Como limpar: certifique-se de lavar os lençóis em água quente, mas use o mínimo de detergente, pois ele pode causar irritação da pele.

Os lençóis acumulam muita sujeira em apenas uma semana. Pense em todo o suor, óleos e fluidos corporais que infiltram nas fibras dos seus lençóis, para não mencionar os ácaros que adoram fazer a festa nas células mortas da pele que o seu corpo deixa para trás. Reynolds diz que é importante lavá-los semanalmente, especialmente se você sofre de acne ou asma.

Como limpar: certifique-se de lavar os lençóis em água quente, mas use o mínimo de detergente, pois ele pode causar irritação da pele.

10. Brinquedos das crianças: pelo menos uma vez por semana.

“Os brinquedos das crianças são facilmente contaminados com fezes e vírus da gripe”, diz Reynolds. “Então é bom lavá-los semanalmente”. Isso não é uma surpresa, mas é algo que pode facilmente acabar sendo negligenciado. Reynolds sugere comprar brinquedos fáceis de limpar, como pelúcias laváveis em máquina.Como limpar: misture água quente, sabão e alvejante em uma balde e use isso para limpar brinquedos de plástico. “O alvejante se decompõe com luz natural, então os brinquedos estarão seguros para usar depois que forem colocados para secar”, diz Reynolds.
Avtk / Getty Images
“Os brinquedos das crianças são facilmente contaminados com fezes e vírus da gripe”, diz Reynolds. “Então é bom lavá-los semanalmente”. Isso não é uma surpresa, mas é algo que pode facilmente acabar sendo negligenciado. Reynolds sugere comprar brinquedos fáceis de limpar, como pelúcias laváveis em máquina.

Como limpar: misture água quente, sabão e alvejante em uma balde e use isso para limpar brinquedos de plástico. “O alvejante se decompõe com luz natural, então os brinquedos estarão seguros para usar depois que forem colocados para secar”, diz Reynolds.

11. Máquina de lavar roupa: uma vez por semana.

Sim, as máquinas de lavar roupa podem ser criadouros de mofo e bactérias. “Sabemos que todas as roupas e roupas íntimas contêm vestígios de fezes, então uma roupa suja pode contaminar sua máquina de lavar roupa”, diz Reynolds. Como limpar: lave uma pequena carga com panos brancos, água quente e água sanitária.
Professor25 / Getty Images
Sim, as máquinas de lavar roupa podem ser criadouros de mofo e bactérias. “Sabemos que todas as roupas e roupas íntimas contêm vestígios de fezes, então uma roupa suja pode contaminar sua máquina de lavar roupa”, diz Reynolds.

Como limpar: lave uma pequena carga com panos brancos, água quente e água sanitária.

12. Pincéis de maquiagem: uma vez por semana.

Você deveria limpar seus pincéis de maquiagem diariamente, mas eu entendo — isso é pouco realista. Lembre-se que seu rosto está coberto por óleos e sujeira, que são transferidos para seus pincéis; não limpar os pincéis significa criar um ambiente perfeito para os germes se reproduzirem. Reynolds observa que isso é especialmente importante para as pessoas propensas a erupções de acne.Como limpar: use xampu de bebê para limpar pincéis e esponjas. Passe o xampu, enxágue e, em seguida, deixe secar.

Você deveria limpar seus pincéis de maquiagem diariamente, mas eu entendo — isso é pouco realista. Lembre-se que seu rosto está coberto por óleos e sujeira, que são transferidos para seus pincéis; não limpar os pincéis significa criar um ambiente perfeito para os germes se reproduzirem. Reynolds observa que isso é especialmente importante para as pessoas propensas a erupções de acne.

Como limpar: use xampu de bebê para limpar pincéis e esponjas. Passe o xampu, enxágue e, em seguida, deixe secar.

13. Telefones celulares: todos os dias.

Reynolds diz que telefones celulares são um “local crítico”. Em outras palavras, eles são tocados toda hora ao longo do dia e precisam ser desinfetados regularmente. Por causa da frequência com que tocamos em nossos telefones, é comum que eles transportem patógenos que podem nos deixar doentes.Como limpar: limpe diariamente com desinfetante.

Reynolds diz que telefones celulares são um “local crítico”. Em outras palavras, eles são tocados toda hora ao longo do dia e precisam ser desinfetados regularmente. Por causa da frequência com que tocamos em nossos telefones, é comum que eles transportem patógenos que podem nos deixar doentes.

Como limpar: limpe diariamente com desinfetante.

14. Mesas de trabalho: todos os dias.

Ok, eu sei que isso não está tecnicamente em sua casa. Mas é um lugar onde você passa muito tempo, e é uma área que abriga muitos e muitos germes. “As mesas de trabalho são ambientes ativos que são tocados centenas de vezes por dia, e provavelmente você come alguma coisa sentado/a nessa mesa também”, diz Reynolds. As mesas são outro exemplo de locais críticos (como os telefones!), então elas deveriam ser limpas diariamente. Como limpar: use uma toalha ou spray desinfetante para limpar a área da sua mesa.
Photobylove / Getty Images
Ok, eu sei que isso não está tecnicamente em sua casa. Mas é um lugar onde você passa muito tempo, e é uma área que abriga muitos e muitos germes. “As mesas de trabalho são ambientes ativos que são tocados centenas de vezes por dia, e provavelmente você come alguma coisa sentado/a nessa mesa também”, diz Reynolds. As mesas são outro exemplo de locais críticos (como os telefones!), então elas deveriam ser limpas diariamente.

Como limpar: use uma toalha ou spray desinfetante para limpar a área da sua mesa.

E quando alguém estiver doente: LIMPE TUDO MAIS DE UMA VEZ POR SEMANA.
Reynolds explica que, se alguém na casa ficar gripado, seus germes infectados se espalharão por 80% dos itens comumente tocados na casa. Estamos falando de interruptores de luz, telefones, controles remotos — você sabe. Se isso acontecer, dobre a limpeza nos itens 1-14 e reforce a limpeza das superfícies de grande movimento em sua casa com um produto desinfetante.

Reynolds explica que, se alguém na casa ficar gripado, seus germes infectados se espalharão por 80% dos itens comumente tocados na casa. Estamos falando de interruptores de luz, telefones, controles remotos — você sabe. Se isso acontecer, dobre a limpeza nos itens 1-14 e reforce a limpeza das superfícies de grande movimento em sua casa com um produto desinfetante.

CONFIRA TAMBÉM: